Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2008 Outubro 13 Dia do Professor: Conquistas e reivindicações
Ações do documento

Dia do Professor: Conquistas e reivindicações

por micelliúltima modificação 13/10/2008 07:37 Sindicato Apeoesp


Infelizmente, a homenagem que se deve ao professor é a valorização salarial, disciplina dentro da sala de aula, condições para o trabalho pedagógico, respeito dos alunos e respectivos pais.

Os canais de Tv, Jornais, Revistas, Rádios AM e FM, a igreja, os políticos, pais e alunos proporcionam homenagens aos mestres no “Dia do Professor”

Infelizmente, a homenagem que se deve ao professor é a valorização salarial, disciplina dentro da sala de aula, condições para o trabalho pedagógico, respeito dos alunos e respectivos pais.

O que se vê é uma escola que funciona graças ao desempenho dos mestres que fazem de tudo para exercer a docência. Muitas das vezes sem as mínimas condições para seu trabalho.

O PSDB mesmo derrotado na maior parte do Brasil continua com a mesma política: “arrochar salários, privatizar e processo de municipalização (Saúde, Educação e Segurança)”. Os cartolas do PSDB continuam com a mesma política, desde que “fundaram” o Partido que nasceu contra o Funcionalismo, contra os Trabalhadores e Contra o Brasil. Só não vê...Quem não quer... Pasmem, amigos leitores, não querem implantar a lei do “Piso Salarial” (33% de hora atividade). Até quando a enganação vai continuar?

Aproveitamos a oportunidade para nos congratularmos com os nossos colegas lembrando que, ao longo do tempo, a APEOESP, juntamente com outras entidades (AFUSE, CPP, APAMPESP, APASE e UDEMO) conseguiram muitas vitórias para o Magistério e ainda, há muito que conquistar.

Citaremos algumas das conquistas ao longo do tempo: a) Hora Atividade; b) HTPC; c) Trabalho Pedagógico de 50(cinqüenta) minutos na implantação da Lei 836 (Emenda da APEOESP); c) Implantação de Educação Física e Artística nas séries iniciais do Ensino Fundamental; d) Implantação de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio; e) Manutenção da aposentadoria especial para professores; f) Conquistas através de ações judiciais (GTE, GAM, Sexta Parte Integral, etc); g) Aquisição de colônias de férias; h) Aquisição da Casa do Professor;  i) Após um Ato Público e Passeata, em 2005 com 30.000 Professores conquistamos 15% de reajuste e mais uma gratificação de 15% para os professores ativos (GAM); j) Retirada do PLC que demitiria 120.000 Professores A.C.T.; k) Aprovação da Lei da Data Base; l) Com a greve de 2008, houve a incorporação do GTE e 5% de reajuste salarial; m) Participação nas audiências do Tribunal Regional do Trabalho para resolver os problemas gerados com a greve (2008); n) Fizemos o governo mudar várias vezes o projeto que criou o sistema Previdenciário de São Paulo; etc.

Continuaremos na luta para obtenção da pauta histórica de reivindicações dos professores, entre elas: a) Piso salarial do DIEESE na jornada inicial de trabalho; b) Carreira aberta com dez referencia na vertical e cinco na horizontal; d) Plano para a recomposição histórica das perdas salariais desde 1979; e) Fim da política de prêmios, gratificações e bônus; f) Adoção de Política de salários para ativos e aposentados; g) Fim da promoção automática; h) Respeito ao trabalho docente; i) Retirada das faltas da greve do ano 2000; j) Retorno do abono de ponto para as eleições da APEOESP; k) Derrubada do veto à lei que limita em 35 o número máximo de alunos por sala de aula; l) Reabertura das Escolas Fechadas; m) Debates para a melhoria das novas escolas com período integral; n) Valorização da Escola Pública; o) Fim da violência escolar; p) Aplicação de 60% das verbas Constitucionais da Educação no salário do Professor; q) Fiscalização dos Conselhos, Tribunais de Contas, Assembléia Paulista, Polícia Federal, na prestação de contas dos Prefeitos e dos Governadores no que tange a área da educação.

Acreditamos que a escola será mais competente quando os governos usarem as verbas constitucionais da educação na própria educação e, conseqüentemente acabarem com os desvios  das verbas.

Prof. Juvenal de Aguiar – Diretor Estadual da APEOPESP. E-mail: juvenalpenteado@terra.com.br - Veja mais no Google “juvenal de aguiar”.




Copyrigth 2006 - 2008 Servidor Público.net
Este site foi desenvolvido pela Simples Consultoria utilizando o Plone.