Seções
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2009 Agosto 28 Lula pede fim do "jogo de empurra" na questão da segurança pública
Ações do documento

Lula pede fim do "jogo de empurra" na questão da segurança pública

por ericofúltima modificação 28/08/2009 09:38 http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/08/27/materia.2009-08-27.1988553904/view


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (27), na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), o...

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou hoje (27), na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), o fim do “jogo de empurra” entre governos, estados, prefeitos e sociedade sobre o problema da segurança no país.

A segurança pública não deve ser tratada como “um cachorro com vários donos que morre de fome”, afirmou o presidente.

“Nós, brasileiros, do presidente da República ao mais humilde dos brasileiros, passando pelos dirigentes deste país, todos nós precisamos assumir a responsabilidade de que a segurança pública é um problema de 190 milhões de brasileiros, dentre os quais, nós, que temos cargos públicos, temos que ter maior responsabilidade, porque nós gerimos os recursos e tomamos as decisões”, afirmou Lula.

Ao destacar que a maioria dos criminosos é jovem, o presidente atacou os modelos econômicos adotados no passado, que, segundo ele, levaram parte da população à pobreza.“Quando vejo um jovem sendo preso, fico pensando que quem deveria ser julgado são aqueles que, durante décadas, não permitiram que esse jovem tivesse oportunidade de estudar, de trabalhar”, disse.

Assim que encerrou o discurso, Lula deixou a cerimônia para embarcar para Bariloche, na Argentina, onde participará do encontro da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Lula disse que irá à reunião da Unasul para “discutir a tranquilidade da nossa querida América Latina”.

A instalação de bases militares norte-americanas na Colômbia é o principal foco de discordância entre os países e se soma ao armamentismo na região e a acordos firmados com potências extrarregionais.

A Conseg vai até domingo (30) em Brasília.





Menu
Senado Brasileiro

Fora...

Sarney
Calheiros
Collor
Suplentes
ingenuidade

publicidade
 

Copyrigth 2006 - 2008 Servidor Público.net
Este site foi desenvolvido pela Simples Consultoria utilizando o Plone.